Local_ Mooca, São Paulo
Status_ Projeto não executado
Patrimônio Industrial na Mooca: Um resgate à memória.
As questões acerca do tema patrimônio histórico estão cada vez mais presentes em nossas cidades, e por isso se faz tão necessário levar luz a essa discussão dadas as atuais conjunturas históricas, políticas e econômicas.
Patrimônio deve ser entendido como tudo aquilo que tem valor - estético, histórico, construtivo, ideológico ou mesmo imaterial. Toda construção tem uma história para contar por trás de suas paredes e tijolos e, cabe a nós - arquitetos - sabermos acima de qualquer coisa, respeitá-las.
_Projeto desenvolvido para Trabalho Final de Graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Texto completo em :
A intenção do projeto foi a de valorização do patrimônio industrial localizado no bairro da Mooca, por meio da inserção de novas atividades e programas que objetivem a criação de espaços de encontro, convívio e lazer aos frequentadores locais. Porém, além disso, o objetivo principal era o de resgatar de alguma forma a memória envolvida na tríade ferrovia-indústria-imigrante.
O local escolhido para intervenção foi um dos galpões industriais situados na rua Borges de Figueiredo, localizada junto à antiga linha
férrea Santos-Jundiaí - hoje linha 10 da CPTM - pela grande quantidade de remanescentes industriais reunidos em conjunto.
O conjunto industrial citado é testemunho do processo de desenvolvimento, industrialização, parcelamento e ocupação do solo na região da Mooca durante o final do séc XIX e início do séc XX. Portanto, sua preservação como conjunto arquitetônico, e não apenas como edifícios isolados, evidenciam sua importância histórica, social, urbanística e paisagística, assim como a preservação da antiga ferrovia Santos-Jundiaí.